-
Arquitetos: Más que Arquitectura Estudio
- Área: 360 m²
- Ano: 2022
-
Fotografias:Manolo R. Solís
-
Fabricantes: Helvex Proyecta, Porcelanite, Rochstone
Descrição enviada pela equipe de projeto. A Casa Arrebol sugere um estilo de vida imerso no entorno natural; a transição entre o interior e o exterior é responsável por gerar sensações e nos lembrar das qualidades do lugar em que vivemos. Buscava-se traduzir a atmosfera hoteleira na história do lar, replicando a sensação de estar de férias. Para isso, percebemos que as áreas de um hotel geralmente estão separadas por espaços abertos.
Outra grande inspiração foi a dinâmica da fazenda, onde existem espaços bonitos, mas nenhum está fixado para ser apenas o que é. Você pode comer em um lugar que não é a sala de jantar, ler em algum lugar que não é a sala de estar. Os espaços podem ser usados dependendo do que você procura: frescor, sol, sombra, e esta casa oferece todas essas opções.
O terreno da casa é um polígono irregular, o que significou se adaptar à sua forma particular, bem como à natureza existente do terreno. A fachada está orientada para o sul, não sendo possível adicionar janelas. O usuário chega a este espaço aparentemente fechado e escuro, mas é recebido por um pé-direito duplo e um jardim interno, trocando o calor do sol por um espaço verde e fresco.
Foram utilizados materiais como pedra da região, pisos de mármore, revestimentos de chukum, concreto, madeiras da região como tzalam e diferentes alumínios e vidros.
Trata-se de um projeto residencial que preserva as árvores existentes, dando vida a um pátio que se torna o coração da casa. Agrupando árvores ao redor dele, o local se transforma em uma espécie de selva yucateca, criando vistas verdes desde cada ambiente interno. A casa muda da manhã para a noite. As sombras e a iluminação mudam, o que ajuda a destacar diferentes áreas em diferentes momentos do dia. A serena tarde alcança um equilíbrio entre o exterior e o interior, em íntima comunhão com a natureza.